Investimento imobiliário pode superar os 1,2 mil milhões este ano

23 de Julho, 2015

blog
Investimento imobiliário pode superar os 1,2 mil milhões este ano
Os investidores em imobiliário português estão bastante otimistas quanto à evolução do mercado imobiliário nacional, estando dispostos a investir em produtos com maior perfil de risco num ano. Um cenário que acontece num ano que pode ser histórico para o investimento imobiliário. Em causa estão conclusões do primeiro Barómetro IPD/JLL, que terá uma regularidade semestral.
Segundo a consultora JLL, que se apoia no documento, mais de 70% dos investidores inquiridos espera que o volume transacionado em 2015 seja superior a 1,2 mil milhões de euros, depois do primeiro semestre do ano ter já registado um investimento na ordem dos 800 milhões.
Paralelamente, há uma maior confiança no mercado e na própria evolução da economia, o que é visível nas estratégias de investimento destes players, dos quais cerca de 50% considera investir ou em ativos por reestruturar ou em ativos com desocupação.
Estas são algumas das principais conclusões do Barómetro IPD/JLL, produzido pelo IPD, entidade de referência na avaliação da performance do investimento imobiliário, e pela consultora JLL. Participam no painel do Barómetro IPD/JLL as seguintes entidades: Banif Gestão de Ativos, BPI Gestão de Ativos, ECS, Explorer, Fidelidade, Fundger, GNB Gestão de Ativos, Internos Global Investors, Montepio Valor, Mundicenter, Norfin, Selecta, Silvip, Sonae Sierra e Square Asset Management.
O documento conclui ainda que 28% dos investidores continua a preferir alocar o seu capital para ativos de renda garantida enquanto cerca de 50% está agora disposto a assumir maior risco nas suas estratégias de investimento – destes, 25% refere pretende investir em ativos por reestruturar e 24% em ativos com alguma desocupação.
Sobre o segmento escritórios, os bons níveis de procura, associados à escassez de produto de qualidade, configuram boas perspetivas para a evolução da renda prime, que os investidores consideram vá terminar o ano nos 19 euros por m2 por mês, mais que os 18,25 euros registados em 2014.
As perspetivas também são positivas no retalho, com a maioria dos inquiridos a antecipar aumentos da afluência aos centros comerciais (83%), do volume de negócios dos retalhistas (83%) e do consumo (75%).
“Os mercados ocupacionais estão em franca recuperação, principalmente nos escritórios e no retalho, assim como a economia, o que tem levado a um forte crescimento do investimento. A perceção dos investidores é que se deverá continuar a crescer nos principais indicadores, o que somado à dimensão do mercado e à escassez que já começa a sentir-se nos produtos prime, tem levado a estratégias de investimento com maior perfil de risco. Isto num ano em que o investimento até ao final do primeiro semestre já soma 800 milhões de euros e, por isso, bem posicionado para superar níveis históricos”, disse Pedro Lancastre, Diretor-Geral da JLL Portugal.
Fonte: Idealista

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: