O que é preciso para abrir uma empresa em Portugal?

20 de Março, 2020

Uma ideia pode valer milhões se se souber aplicá-la ao modelo comercial e, quiçá, expandi-la além fronteiras. A criação de uma empresa é o primeiro e cada vez mais ágil passo para concretizar essa ideia.

A internet veio encurtar distâncias tornando todo o processo burocrático de constituição de uma empresa mais simples. Hoje, é bastante fácil criar o registo de uma atividade comercial com a ferramenta eletrónica do Ministério da Justiça – “Empresa na hora” – que agiliza todo esse processo.

A empresa a criar poderá ser constituída de forma singular: com opção de empresário em nome individual, sociedade unipessoal, por quotas ou estabelecimento individual de responsabilidade limitada; ou empresa coletiva em sociedade por quotas, anónima, em nome coletivo, em comandita ou cooperativa. 

A troco de 360€, pagos ao Instituto dos Registos e Notariados I.P., terá acesso à Certidão Permanente de Registo Comercial válida por 3 meses – findo este prazo terá de ser pago, desde 25€ conforme a modalidade -, código de acesso ao cartão eletrónico de empresa e número de segurança social.

Para além da constituição legal da empresa é necessário investimento, existindo vários programas de apoio ao empreendedorismo. O Governo lançou o Portugal 2020, um programa de apoio comunitário às empresas; e o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação e o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional também apostam no apoio ao empreendedorismo.

Para os mais jovens juntam-se às opções anteriores o portal “Garantia Jovem” para empreendedores até aos 29 anos, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários em representação dos empresários até aos 40 anos, ou os Ninhos de Empresas, que apostam em novas ideias promovendo apoios e incentivos para o desenvolvimento da empresa.

Artigo produzido em parceria entre Bestguide e Porta da Frente.

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: