5 minutos com … Um carro brinquedo ao estilo Sbarro 'Ferrari'

24 de Setembro, 2019

Este carro brinquedo ao estilo Sbarro ‘Ferrari’ não é apenas excepcionalmente raro, mas também tem origem real. Adrian Hume-Sayer, especialista da Christie’s, conta-nos mais sobre este presente infantil “extraordinariamente luxuoso”.


Originalmente projetado e construído por Franco Sbarro, a lendária empresa automóvel suíça nascida em Itália, este carro infantil estilo ‘Ferrari’ é uma fiel réplica em escala reduzida do lendário 250 Testa Rossa dos anos 50, o carro desportivo de corrida construído pela Ferrari entre 1957 e 1961. Enquanto o último media 164,5 polegadas ou 417,8 cm de comprimento, este modelo menor mede 143 polegadas ou aproximadamente 365 cm de comprimento.
A “red-head” da Ferrari foi projetada em resposta a uma mudança de regra nas corridas de carros desportivos em 1957 que impunha o uso de um motor de 3,0 litros. Uma equipa de pilotos lendários, incluindo Phil Hill e Peter Collins, conquistou vitórias ao volante nos 1000 quilómetros de Buenos Aires e nas 12 horas de Sebring, entre outros. Em 1961, algumas alterações do carro foram bem-sucedidas em 10 corridas do campeonato desportivo mundial, incluindo as 24 horas de Le Mans.

Este carro Sbarro ‘Ferrari’ quase em tamanho real foi um presente para um jovem membro da Casa Real de Sabóia. O objeto permanece na família desde então e será colocado em leilão pela primeira vez na venda da The Royal House of Savoy, a 15 de outubro na Christie’s London.
“É um presente extraordinariamente luxuoso para as crianças”, diz o especialista Christie’s, Adrian Hume-Sayer. “E o que poderia ser mais apropriado para um jovem membro da família real italiana do que uma versão reduzida do melhor carro desportivo italiano?”
Alimentado por um motor monocilíndrico de 15 cv e com uma caixa de quatro velocidades, suspensão independente, travões de disco dianteiros e rodas de arame aparafusadas, este veículo transforma por completo a definição de “brinquedo”. Pesa 300 kg e tem uma velocidade máxima registada de cerca de 90 km / h.

Este exemplo é uma das raras réplicas Sbarro de alta qualidade e em pequena escala do 250 Testa Rossa. Outros carros infantis de edição limitada fabricados pela fábrica suíça incluem o Bugatti Royale, o Ford GT40, o BMW 328 e o Mercedes-Benz 540K.
Estas miniaturas exclusivas, das quais o bebé Testa Rossa é o maior, raramente chegam ao mercado e são muito valorizadas pelos colecionadores. “O facto deste carro ter origem real torna-lo-á ainda mais atraente para os colecionadores mais exigentes”, acrescenta Hume-Sayer.
O carro brinquedo será leiloado como parte de uma coleção real eclética de cerca de 150 lotes, variando de cerâmica dauniana datada do século IV a VI aC a retratos de família do século XVI, manuscritos raros, porcelana chinesa e gravuras do século XX.

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: