Arquitetos portugueses batem concorrência internacional

6 de Outubro, 2015

Arquitetos portugueses
Edifício Cais 24/Aires Mateus (Portugal)
Uma dupla de arquitetos portugueses venceu o concurso internacional para a construção de um edifício para dois museus na cidade suíça de Lousana.
Os irmãos Aires Mateus bateram 150 concorrentes, entre eles três ateliers premiados com o Pritzker, o “nobel da arquitetura”. A obra que vai estar pronta em 2020 e vai custar 85 milhões de euros.
A decisão foi unânime. O Júri considera que a proposta da dupla portuguesa coloca em evidência o trabalho com a luz. “Seja de forma direta ou transversal, seja geral ou dirigida por um poço de luz, a iluminação reforça a identidade de cada museu”.
São dois os espaços museológicos que fazem parte desta encomenda. O Museu do Design e das Artes Aplicadas Contemporâneas que fica no primeiro piso, e o Museu da Fotografia no piso subterraneo e, no meio, fica o átrio, a biblioteca e a loja, um prolongamento do espaço público e da praça que liga este edifício dos dois museus à primeira fase do projecto com o Museu de Belas-Artes de Lousana.
Deste modo, além da claridade da obra o júri também foi convencido pela sua “força e simplicidade”. A obra ocupa uma antiga zona ferroviária e de acordo com uma nota do atelier Aires Mateus o projecto liga “duas massas de betão. Numa ondulação geométrica, aproximam-se, tocam-se, abrem-se. Pelo céu ou através do pavimento, encontram a sua luz, subtil, controlada. Entre elas, o espaço flutua. O Museu da fotografia desenha o pavimento, o museu do Design, a cobertura”.
A construção do projeto tem arranque marcado para daqui a dois anos e data de conclusão está prevista para 2020. “É um projeto muito sólido, é para fazer, não é para ficar no domínio do “talvez””, diz Francisco Aires Matues, ao Diário de Notícias.
São 14 mil e 500 metros quadrados de área de construção para esta dupla de irmãos que tem outros dois projetos em marcha na Europa: a Escola de Arquitetura de Tournai, na Bélgica, e o Centro Cultural dedicado a Olivier Debré, em Tours, em França. Em Portugal, a nova sede da EDP, na Avenidad 24 de Julho, em Lisboa, também é da sua autoria.
Fonte: TSF
Da autoria dos irmãos Aires Mateus, a Porta da Frente tem em comercialização alguns produtos, dos quais destacamos:
Arquitetos portugueses
Tomás Ribeiro
Arquitetos portugueses
Vila Utopia
Arquitetos portugueses
Palácio Contador-Mor
Arquitetos portugueses
Mar da Palha
Arquitetos portugueses
Tweenty22
Arquitetos portugueses
Cais 24

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: