BIGtheme.net http://bigtheme.net/ecommerce/opencart OpenCart Templates

Arte em Lisboa: um roteiro diferente

Convidamo-lo a sair um pouco da rotina conhecida dos museus Lisboetas e partir à descoberta de novas galerias de arte que pode e deve conhecer

Galeria Brisa
O casal Bebel Moraes e Daniel Mattar veio directamente do Rio de Janeiro para se apaixonar por Lisboa. A paixão pela cidade e pela arte fez com que abrissem uma galeria de arte contemporânea – a Brisa. Com uma longa experiência na área da fotografia é aí que está o ponto forte deste novo espaço no Chiado. As vivências no mundo da moda brasileira – ela como stylist e ele como fotógrafo – motivaram vários projectos fotográficos que abordam temáticas das sociedades tradicionais e que agora trazem para a nossa cidade.

Lisbon Gallery (by experimentadesign)
Foi pelas mãos da experimentadesign que nasceu uma nova galeria em Lisboa. A Lisbon Gallery instalou-se no Palácio do Príncipe Real e assenta em dois grandes pilares, o design e a arquitectura. Ocupa o piso térreo do Palácio e arranca com artistas como Amanda Levete, Claudia Moreira Salles, Fernando Brízio, Michael Anastassiades, Miguel Vieira Baptista, Naoto Fukasawa e o Estudio Campana.

Galeria Underdogs
Hub criativo, residência artística e o que mais encontrar na Underdogs, uma das mecas da cultura visual e arte urbana, que já leva seis anos de vida. É aqui, num armazém de Marvila em tamanho XL, que desfilam trabalhos como os de Wasted Rita ou André da Loba. Já em Dezembro de 2014 surgia a respectiva Art Store, agora no Cais do Sodré, que assistiu ao cruzamento do projecto de Alexandre Farto (aka Vhils) com a Montana, a loja de material para writers de Miguel Negretti. Aproveite para tomar um café artesanal, provar um bagel e espreitar as edições com o carimbo da casa.

Galeria Madragoa
É fácil adivinhar em que bairro alfacinha abriu as suas portas, em Abril de 2016. Na Galeria Madragoa, uma das mais recentes na cidade, a arte contemporânea concentra as atenções dos seus fundadores, o italiano Matteo Consonni e o português Gonçalo Jesus, apostados em cavalgar a onda cool que varre a capital. Um encontro latino firmado nesta zona histórica de Lisboa, de portas abertas para o mundo, já que o espaço pretende trabalhar com artistas nacionais e internacionais. Luís Lázaro Matos e Sara Chang Yan (Portugal), Renato Leotta (Itália), Adrián Balseca (Equador), Joanna Piotrowska (Polónia) e Rodrigo Hernandez (México) são os nomes em destaque.

 

Fonte: timeout

Check Also

A Noite das Lanternas Flutuantes em Lisboa

Está a chegar a Lisboa um dos eventos mais mágicos e inspiradores do mundo. No ...