Domine a arte da Sabrage, ensinada por especialista de vinhos Christie's

5 de Março, 2018

Sabrage, em português sabragem, é a técnica empregada para abertura das garrafas de espumantes utilizando o sabre (espada com lâmina curvada), mas também pode ser executada substituindo o sabre por uma espada própria para o Sommelier, uma faca ou até mesmo uma colher.


Segundo a lenda, a sabrage surgiu no século XVIII quando Napoleão Bonaparte, na presença dos seus soldados, abria as garrafas de champagne com o seu sabre para comemorar suas vitórias. Com o passar do tempo, este ritual popularizou-se e passou a ser feito pela população durante diversos eventos comemorativos. Atualmente, ainda se utiliza a sabrage para celebrar alguma data especial como aniversários, casamentos, réveillon etc. O especialista em vinhos da leiloeira Christie’s, Charles Foley, dá algumas dicas para dominar esta técnica com elegância e exatidão.
A primeira costura da garrafa de vidro é o local ideal para fazer a técnica de sabrage, pois é o local onde os dois ligamentos se unem:
1) Uma vez encontrada a costura da garrafa, retire o lacre e incline a garrafa num ângulo de 20 graus.
2) Alinhe a lâmina na superfície da garrafa com o lado oposto ao gume. Segure bem a garrafa e mova a lâmina em direção à base da rolha, primeiramente faça movimentos leves e suaves para treinar e quando se sentir seguro execute o movimento definitivo.
4) Num movimento firme e rápido, deslize o sabre sobre a costura vertical da garrafa até à primeira emenda da rolha. Este movimento deve ser bem executado e preciso para que a rolha se separe da garrafa de modo perfeito e voe alguns metros de distância.
5) Um pequeno spray de champanhe deve ser permitido para limpar os fragmentos de vidro, e então o primeiro copo pode ser absorvido.

via GIPHY

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: