O leilão do espólio da família Rockefeller totalizou 832,6 milhões de dólares – e foi entregue na sua totalidade para instituições de caridade

15 de Abril, 2019

A venda de “The Collection of Peggy e David Rockefeller” está finalizada e arrecadou o maior valor de sempre para uma única coleção.


Após uma campanha de seis meses, 10 dias de vendas online e três dias de leilões dinâmicos ao vivo no Christie’s Rockefeller Center HQ, o valor de venda para os 1.500 objetos que compõem The Collection of Peggy e David Rockefeller alcançou os 832.573.469 dólares, superando as expectativas iniciais, e estabeleceu o maior valor total de vendas para uma coleção privada em leilão – perto de duplicar o recorde anterior da coleção de Yves Saint Laurent e Pierre Bergé, que totalizou 443 milhões de dólares.

Todos os recursos do leilão beneficente mais importante da história serão direcionados para uma dúzia de organizações filantrópicas que Peggy e David Rockefeller apoiaram durante as suas vidas, para o desenvolvimento da pesquisa científica, educação superior, apoio às artes, desenvolvimento económico sustentável e iniciativas de conservação da terra, entre outros.
Em comunicado, David Rockefeller, Jr. afirma: “Esta semana de leilões excedeu as nossas expectativas de variadas formas. A Christie’s e a nossa família tinham uma meta financeira partilhada de arrecadar mais de 500 milhões de dólares para as 12 filantropias com as quais os nossos pais se preocupavam tão profundamente, e tem sido extremamente gratificante ver um total de vendas que vai muito além disso. Estes fundos fornecerão um apoio muito significativo a importantes instituições e fundações um pouco por todo o mundo”.

“Agradecemos à equipa da Christie’s pelo profundo cuidado e atenção que dedicaram ao apresentar a coleção dos nossos pais ao mundo no último ano. Esta foi uma experiência que transmitiu de forma bonita e completa a grande paixão de Peggy e David Rockefeller pela arte, design, artesanato e beleza. Assim como os meus irmãos e os nossos filhos estão cheios de orgulho e gratidão, sabemos que nossos pais sentiriam o mesmo”.


Os valores mais altos da coleção incluíam Fillette à la corbeille fleurie, de Picasso, que arrecadou 115 milhões de dólares; Nymphéas en fleur, de Monet, que vendeu um recorde de  84.687.500$, e Odalisque couchée aux magnolias, de Matisse, que foi comprada por 80.750.000$, outro recorde de leilão de artistas.

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: