Mudei de país. E o animal de estimação?

16 de Março, 2020

À coragem da determinação de decidir mudar de país e iniciar uma nova vida, acresce ainda mais responsabilidade se tiver animais de estimação a seu cargo. Qual o processo?

Transportar animais de outro país é um processo que pode demorar até cinco meses e obedece a algumas regras e conformidades legais, começando com a companhia aérea. Nem todas estão aptas para o transporte de animais, sendo necessário uma pesquisa prévia sobre companhias aéreas que voam para o destino final e qual a política para o transporte de animais de estimação. O animal deverá ser transportado numa caixa própria para o efeito de acordo com as medidas permitidas pela companhia aérea.

Resolvida essa questão, é necessário recorrer a uma clínica veterinária para colocar no animal um microchip que siga as normas internacionais ISO11784 e ISO11785 e vacinar contra a raiva. Após a vacinação, é necessário enviar uma amostra de sangue para um laboratório credenciado pela UE que atribuirá, ou não, o laudo da sorologia antirrábica. Este processo pode demorar até 90 dias.

É também necessário um certificado internacional emitido pela autoridade veterinária do país de origem e comunicar por e-mail até 48h da chegada do animal ao destino à Direção Geral de Alimentação e Veterinária sobre a hora do desembarque e enviar copias dos documentos do animal e preencher um formulário disponível no website.

 À chegada, o animal passa pelo controlo veterinário que confirma a entrada deste no país.

Artigo produzido em parceria entre Bestguide e Porta da Frente

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: