Oeiras lança programa para criação de ecossistema único para os negócios, a ciência e a tecnologia

24 de Maio, 2019

O Município de Oeiras lançou oficialmente o programa Oeiras Valley, com o objetivo de criar o maior ecossistema de inovação do país, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica e de investigação. O lançamento marca o início de um novo ciclo no desenvolvimento económico e social de Oeiras.


Trata-se de um programa ambicioso que quer ser a montra do que melhor se faz nos setores mais inovadores da economia e da ciência. O objetivo passa por captar mais investimento para o concelho e colocar Oeiras no radar internacional da inovação e dos negócios. Para atingir estas metas, a estratégia do programa Oeiras Valley assenta em políticas de dinamização económica que têm em conta uma perspetiva integrada do território.
Nesse sentido, até 2026, o município prevê investir perto de 400 milhões de euros na dinamização económica, na educação, habitação, ambiente e inteligência territorial.

“Queremos transformar Oeiras na Silicon Valley portuguesa”, afirma o Presidente da Câmara, Isaltino Morais, acrescentando que “o lançamento do programa Oeiras Valley é a concretização da nossa visão para um município mais moderno, mais inteligente, mais desenvolvido, mais internacional, mas também mais inclusivo”.

Recorde-se que Oeiras tem vindo a assumir-se como uma localização privilegiada para sedes regionais e/ou europeias de empresas multinacionais, sendo um espaço muito competitivo para a instalação de centros de investigação e de centros de competência de multinacionais. Atualmente, há já um conjunto de empresas de grande dimensão no concelho – várias multinacionais ligadas aos setores mais inovadores, designadamente às Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC (Cisco, HP, Google, entre outras) e à área da Saúde/Farmacêutica (MSD, Pfizer, Novartis, etc.) e que determinam a especialização produtiva concelhia, sendo responsáveis por parte significativa da riqueza gerada.
Além de um tecido empresarial com grande capacidade inovadora e empreendedora, Oeiras possui ainda uma população com altos níveis de escolaridadeEstes fatores, bem como a localização central e bons acessos, uma qualidade de vida ímpar, com atividades de lazer, culturais e desportivas, e habitação de qualidade a preços razoáveis, fazem do concelho um ótimo local para viver, investir e visitar.

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: