Segurança em Portugal

18 de Março, 2020

Neste artigo fique a conhecer alguns dados que comprovam que Portugal é um dos países mais seguros do mundo.

O Índice Global de Paz é produzido pelo Instituto de Economia e Paz, e classifica 163 países num ranking com 27 indicadores de paz (qualitativos e quantitativos).

Segundo o Índice Global de Paz, Portugal foi considerado o 3.º país mais seguro do mundo em 2019. A Islândia mantém-se na 1.ª posição do ranking, seguida da Nova Zelândia, e o Afeganistão na 163.ª e última posição. Note-se que, em 2018, Portugal era o quarto país mais seguro do mundo, de acordo com o mesmo Índice.

O facto de Portugal ter subido uma posição no ranking revela uma grande melhoria nos vários indicadores do relatório deste Índice, apresentando valores bastante positivos nos três principais indicadores: militarização (1,3 de 5); segurança e proteção (1,4 de 5); conflitos domésticos e internos (1,1 de 5).

O mesmo relatório considera o continente europeu como um dos mais pacíficos, e os continentes africano e asiático os menos pacíficos.

Ao longo dos anos, Portugal tem investido na melhoria da prestação dos serviços pelas forças de segurança portuguesas, como a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Polícia Judiciária (PJ) e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Além de ser o 3.º país mais seguro, Portugal foi eleito Melhor Destino Turístico do Mundo em 2019, pela World Travel Awards, comprovando assim a grande afluência turística, sobretudo em Lisboa, no Porto e no Algarve.

Não restam dúvidas de que Portugal é uma ótima escolha, para visitar ou mesmo para viver.

Artigo produzido em parceira com o Bestguide e Porta da Frente

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: