SURF: PRINCIPAIS CAMPEONATOS E PRAIAS

20 de Março, 2020

Na ponta ocidental da Europa, Portugal exibe a sua extensa costa marítima e o paraíso do Surf: a 1.ª Reserva Mundial do Surf (segunda da Europa). Embarque nesta viagem e venha conhecer as melhores praias para fazer umas ondas e os principais campeonatos.

Depois de ser reconhecida como Reserva Mundial de Surf, a Ericeiratem sido visita regular de muitos surfistas portugueses e estrangeiros, oferecendo ainda mais animação a esta vila piscatória com uma grande oferta de comércio, alojamento e restauração. As praias mais populares são a Ribeira d’Ilhas, S. Lourenço, Coxos, Pedra Branca e a Foz do Lizandro.

Não muito longe da Ericeira fica a praia do Guincho, uma das mais bonitas da zona de Cascais e sempre cheia de surfistas, tanto no verão como de inverno, pois a ondulação e vento fortes são bastante convidativos. A praia de Carcavelos é uma das maiores de Cascais e tende a ter sempre muitos surfistas em início de carreira, assim como algumas praias na Costa da Caparica.

O surfista Garrett McNamara surfou a maior onda na praia do Norte, na Nazaré, trazendo uma enorme notoriedade a nível internacional a esta praia de mar turbulento.  A praia SuperTubos, emPeniche, é considerada a “capital do surf”, pelas suas ondas grandes e únicas (o próprio nome da praia lhes faz jus) e chama surfistas de todo o mundo.

Aljezur também não pode faltar no mapa do surf português, mais especificamente a praia do Amado, onde decorrem várias competições internacionais, e a praia da Arrifana, muito popular na Costa Vicentina.

Em quase todas estas praias têm lugar os principais campeonatos de surf: o Circuito Nacional de Surf Open, o Circuito Nacional de Surf Esperanças, o Campeonato Nacional de Surf Masters e vários Circuitos Regionais. Decorrem várias vezes por ano provas internacionais onde participam surfistas de outras nacionalidades. Os campeonatos e demais provas são geridos pela Federação Portuguesa do Surf e a Associação Nacional de Surfistas, as entidades que representam esta modalidade em Portugal.

Artigo em parceria entre Bestguide e Porta da Frente

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: