Viagem ao mundo da Christie’s

4 de Fevereiro, 2019

A Christie’s é muito mais que um nome quando se fala de arte, estando associada a um serviço e expertise inigualáveis, além do reconhecimento e glamour internacional.


Fundada em 1766 por James Christie, a Christie’s, desde então, conduziu os maiores e mais célebres leilões ao longo dos séculos, proporcionando uma montra ímpar de peças únicas. A Christie’s organiza cerca de 350 leilões por ano em mais de 80 categorias, incluindo todas as áreas de fine art e decoração, joias, fotografa, colecionáveis, vinhos e muito mais. A Christie’s também tem uma longa e bem-sucedida história na condução de vendas privadas para os seus clientes em todas as categorias, com ênfase no Pós-Guerra e Contemporâneo, Impressionista e Moderno, Antigos Mestres e Joalharia.

A Christie’s tem uma presença global em 46 países, com 10 salas de venda em todo o mundo, incluindo Londres, Nova York, Paris, Genebra, Milão, Amesterdão, Dubai, Zurique, Hong Kong e Xangai. Mais recentemente, a Christie’s liderou o mercado com iniciativas expandidas em mercados em crescimento, como a Rússia, China, Índia e Emirados Árabes Unidos, com vendas e exposições de sucesso em Pequim, Mumbai e Dubai. Foi através de amigos no mundo da arte, que incluía nomes como Sir Joshua Reynolds, Thomas Gainsborough e Thomas Chippendale, que James Christie realizou pela primeira vez leilões de estúdio para artistas proeminentes.
A casa de leilões lidou com muitas vendas históricas de arte, incluindo a venda das coleções de pintura de Sir Robert Walpole a Catarina, a Grande da Rússia em 1778. A Christie’s estabeleceu rapidamente uma reputação como uma casa de leilões líder e aproveitou o novo status em Londres como o principal centro
de comércio internacional de arte após a Revolução Francesa. Em 1803, James Christie II, um especialista em escultura antiga grega e italiana, assumiu a casa de leilões após a morte do seu pai. Mudou a empresa para 8th King Street, onde se encontra até aos dias de hoje.

A expansão internacional
No final da década de 1950, a empresa expandiu, abrindo escritórios em Roma em 1958, Genebra em 1968 e Tóquio em 1969. Em 1975, a Christie’s abriu uma segunda loja em Londres em South Kensington para gerir o leilão de colecionáveis, incluindo câmaras, instrumentos científicos, brinquedos e bonecos do mercado médio. A localização da Christie’s em South Kensington transformou-a uma das mais movimentadas salas de leilão do mundo.
Em 1973, a empresa tornou-se pública e foi comprada pelo investidor francês François Pinault em 1999. Em 1995, a Christie’s tornou-se a primeira casa de leilões internacional a exibir obras de arte em Pequim, China, e em 2001 realizou o primeiro leilão em Paris, após o governo francês ter eliminado as restrições sobre os leilões em França.
Christie’s nos dias de hoje
Para complementar as suas casas de leilões em todo o mundo, a Christie’s desenvolveu um sistema de leilões online, o Christie’s Live, permitindo que os lances sejam feitos através da Internet em qualquer parte do globo. O Live da Christie’s permite que potenciais licitantes ouçam e assistam ao leilão, conduzindo uma venda ao vivo no saleroom e digitem lances através do seu computador. Inicialmente esteve ativo apenas nos leilões de Nova York e Londres, mas tem-se expandindo para Amesterdão, Hong Kong e Paris. A Christie’s é também a editora da Christie’s Magazine, uma revista literária que contém artigos sobre colecionismo e notícias sobre futuras vendas. A revista oferece avaliações e análises por meio da empresa. A empresa também mantém a Christie’s Images, uma biblioteca de imagens para a casa de leilões que possui um arquivo de vários milhões de imagens de arte e arte decorativa, representando objetos vendidos por
todas as salas de vendas da Christie´s no mundo.
Christie’s real estate
A Christie’s iniciou um projeto imobiliário único em 1995 quando adquiriu a Great Estates, uma rede imobiliária de luxo fundada em 1987. A Christie’s International Real Estate é composta por uma rede afliada e conta com escritórios em Londres, Nova Iorque, Hong Kong, Beverly Hills, Chicago e Palm Beach, e mais de 138 corretoras afliadas em 46 países. Em 11 de janeiro de 2011, a empresa mudou o seu nome de Christie’s Great Estates para Christie’s International Real Estate, onde poderá encontrar os imóveis mais exclusivos do mundo. A Porta da Frente Christie’s é um dos afilados que mais utiliza esta rede Christie’s, tendo fechado vários negócios com parceiros internacionais.

As vendas mais icónicas através da leiloeira Christie’s:
Salvator Mundi, Leonardo da Vinci; The Girl Who Had Everything (coleção de jóias da atriz Elizabeth Taylor); The Ultimate Easter Egg (ovo Carl Fabergé); The Real Da Vinci Code (manuscrito Da Vinci); Three Studies of Lucien Freud, Francis Bacon; Laboureur dans un champ, Vincent van Gogh’s ; Sixty Last Suppers, Andy Warhol’s.

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: