24 horas em Lisboa

15 de Fevereiro, 2022

Lisboa tem ainda o charme de uma cidade costeira, com um toque de exuberância moderna e uma arquitetura incrível. Veja a nossa sugestão de como passar um dia esplêndido em Lisboa – embora isso não seja difícil.

Lisboa é uma cidade mágica. Não admira, por isso, que se tenha tornado um dos destinos mais desejados de todo o mundo. Com a sua grandiosa paisagem urbana, os vários marcos históricos e culturais, o comércio e a rica gastronomia, mesmo os próprios cidadãos locais descobrem algo novo todos os dias.

Um pequeno-almoço português no centro histórico

Comece o dia com um pequeno-almoço típico português nas ruas da Baixa Pombalina ou no Chiado. Se estiver sol, melhor, fique na esplanada e aprecie ainda os edifícios centenários dominados pela arquitetura Pombalina. Peça um simples café ou um galão, com uma torrada com manteiga ou uma tosta, e fique pronto para começar o dia. O café A Brasileira, no Chiado, é um dos mais famosos do centro histórico, não apenas pela sua antiguidade, mas também por já ter sido o local de eleição dos intelectuais lisboetas. No seu exterior, muito perto da sua esplanada, está a famosa estátua do escritor Fernando Pessoa.

Perca-se no Chiado e siga até à Avenida da Liberdade

Enquanto o Chiado é um local mais movimentado, a Avenida da Liberdade é uma avenida mais seleta. Qualquer uma destas localizações é um verdadeiro centro comercial ao ar livre, repleto de lojas, moda, restaurantes e cafés, e são imperdíveis para fazer compras e relaxar. Se vai pela fast fashion, o Chiado é o local que procura. Se prefere marcas de alta-costura, a Avenida da Liberdade não irá desiludir. Esta é a mais luxuosa artéria do país e são cada vez mais as grandes casas de luxo, da moda e beleza nacionais e internacionais que ali se situam.

Faça uma viagem no Elétrico 28

Já que 24 horas é muito pouco tempo para conhecer toda a cidade, viaje no Elétrico 28 e tenha uma experiência única num transporte emblemático, em funcionamento desde os anos 20. A sua viagem começa no Martim Moniz e termina em Campo de Ourique. Este é o elétrico mais conhecido de Lisboa que inicia no centro histórico e passa por algumas das zonas e bairros mais pitorescos da capital e principais pontos de interesse, como a Graça, a Igreja de São Vicente de Fora, Alfama, Largo das Portas do Sol, Baixa, Sé, Igreja de Santo António, Chiado, Praça Luís de Camões, Bairro Alto, Rato – mesmo em frente à Assembleia da República – e Jardim da Estrela.

Almoço com sabor a mar ou de cozinha de autor

As hipóteses para comer bem em Lisboa são infinitas.  Pode optar pela cozinha tradicional e fresca, e, acredite, vai ser fácil encontrar um bom restaurante de marisco, peixe ou carne. Em alternativa, escolha um dos muitos restaurantes de cozinha contemporânea e de autor que estão espalhados um pouco por toda a cidade.

Pode ainda preferir o Time Out Market, um espaço movimentado que se veio juntar ao Mercado da Ribeira, o antigo mercado com bancas de produtos frescos e peixe em Lisboa, que reúne o melhor da cozinha portuguesa, de fusão e internacional, com pratos e petiscos elaborados pelos melhores chefs nacionais.

O famoso pastel de nata e Belém

Para sobremesa, nada melhor do que o típico pastel de nata. Sim, porque é um pecado estar em Lisboa e não comer este famoso pastel no estabelecimento dos Pastéis de Belém, na zona de Belém, claro, embora possa encontrar pastéis de nata por todos os cafés de Lisboa. Já que está por ali, pode aproveitar para visitar o Mosteiro dos Jerónimos e, se for em direção ao rio, a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos.

Aprecie as vistas a partir do Castelo de São Jorge

Vá até ao Castelo de São Jorge e além de poder apreciar a vista panorâmica deslumbrante sobre a cidade, nomeadamente a partir da esplanada do jardim do Miradouro de São Pedro de Alcântara, pode ainda fazer uma visita guiada a este edifício mouro do século XI, que fica numa das colinas mais altas de Lisboa, e descubra mais sobre o período medieval.

Escolha um terraço, um miradouro ou uma esplanada para um final da tarde perfeito

A cidade das sete colinas, como Lisboa também é apelidada, tem vários restaurantes e bares que aproveitam as vistas magníficas. Veja o pôr-do-sol a partir de um desses locais e prometemos que não se vai arrepender. Por exemplo, o miradouro das Portas do Sol oferece uma vista estupenda sobre Alfama, o rio Tejo, o Panteão Nacional e a Igreja de São Vicente de Fora, do século XVII. Este tem ainda um bar/quiosque com uma grande variedade de bebidas e petiscos. Se quiser provar uma bebida típica, além do vinho, peça a famosa ginja portuguesa, um licor de cereja.

Jante ao som do Fado, em Alfama

São muitos os restaurantes que servem pratos típicos portugueses ao som do estilo musical português mais famoso: o Fado. Este é também um ponto de passagem obrigatório já que se cria um ambiente incrível. Alfama é um bairro charmoso e o mais antigo de Lisboa e poucos locais têm uma oferta tão alargada para uma boa noite de Fado ao vivo como em Alfama. Os restaurantes estão ainda perfeitamente decorados ao estilo tradicional português.

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: