24 horas em Oeiras

4 de Janeiro, 2022

Considerada uma das melhores regiões portuguesas para morar, devido à elevada qualidade de vida, excelentes condições profissionais, infra-estruturas e segurança, às quais se somam ainda as belas praias e áreas ao ar livre, Oeiras tem muito por explorar.

Esta é uma localização a escassos minutos de Lisboa com uma história de mais de 260 anos, riquezas culturais e naturais que não deixa ninguém indiferente, mas também é, acima de tudo, uma cidade com os olhos postos no futuro, onde residem muitos parques científicos, tecnológicos e empresariais.

Reunimos alguns locais de visita obrigatória que podem completar o dia perfeito em Oeiras.

Passeio Marítimo de Oeiras

Não há nada mais relaxante e inspirador do que começar o dia com uma caminhada ou corrida junto à beira-mar. Mais conhecido como paredão, o Passeio Marítimo de Oeiras começa junto à Praia de Paço d’Arcos e acaba na Praia da Torre. Os seus 5,5 quilómetros junto à costa fazem dele o lugar ideal também para patinar ou andar de bicicleta.

Praias e Piscina Oceânica de Oeiras

Enquanto percorre o passeio marítimo, deve visitar pelo menos uma das praias existentes em Oeiras, quer esteja calor ou não. A praia de Santo Amaro de Oeiras é a maior e mais procurada da cidade, apoiada por vários bares e restaurantes. Mas há muitas outras praias imperdíveis, como a Praia da Torre, a Praia da Laje, a Praia das Fontainhas, a Praia de Paço de Arcos, a Praia Velha, a Praia da Giribita, a Praia de Caxias, a Praia de São Bruno, a Praia da Cruz Quebrada, a Praia do Dafundo e a Praia de Algés.

Se visitar Oeiras durante o verão, a Piscina Oceânica de Oeiras é também paragem obrigatória. Entre a Praia da Torre e a Marina de Oeiras, esta é composta por duas piscinas de água do mar, para crianças e adultos, e uma plataforma de saltos com quatro pranchas. Tal como as praias, também aqui pode contar com uma zona de espreguiçadeiras e chapéus de sol e um bar.

Parque dos Poetas: um passeio relaxante

Com mais de 22,5 hectares de extensão, entre várias alamedas, fontes, um parque de piqueniques e outro infantil, um anfiteatro e uma biblioteca informática da literatura portuguesa, o parque dos Poetas é um jardim temático que homenageia os maiores poetas nacionais e também alguns dos países de expressão portuguesa. Este une a poesia e a arte escultórica com estátuas alusivas aos poetas representados, desde o século XX ate à época romântica.

Este permite ainda desfrutar de uma vista espetacular sobre o rio e o oceano.

Almoce e visite o Centro cultural Palácio do Egipto

No Centro histórico de Oeiras, próximo da igreja matriz, este é um centro cultural com uma sala de exposições temporária. Depois da visita, pode aproveitar para almoçar por ali, já que tem três espaços de restauração.

Visite os Jardins do Palácio Marquês de Pombal

Este amplo jardim, que contempla percursos pedestres, zona de merendas, jogos, música e dança, é considerado monumento nacional desde 1953. Os Jardins do Palácio do Marquês de Pombal são um dos melhores exemplares do período pombalino, com bustos de mármore, estuques, azulejos e muretes.

Fábrica da Pólvora

Localizada em Barcarena, a Fábrica da Pólvora é um espaço que recebe atualmente vários eventos culturais e de entretenimento, mas que funcionou durante muito tempo como uma ferraria e, mais tarde, ainda como oficina de fabrico de pólvora negra.

No seu parque de merendas e espaços verdes pode aproveitar ainda para fazer longos passeios ou um piquenique, mas pode também fazer workshops e outras atividades ao ar livre nomeadamente nos seus jardins da Caldeira dos Engenhos, das Oliveiras, do Sol, das Galegas ou no Museu da Pólvora Negra.

Complexo Desportivo Nacional do Jamor

Este é mais um espaço procurado para a prática desportiva ao ar livre, mas também para passeios. Aqui onde está localizado o Estádio Nacional e vários outros campos dedicados a várias modalidades.

Aquário Vasco da Gama

São várias as espécies marinhas vivas, fauna marinha tropical e portuguesa originária de Portugal Continental, mas também dos Açores e Madeira, expostas no Aquário Vasco da Gama, um dos primeiros aquários do mundo, criado em 1898. São mais de 200 espécies que ali se podem encontrar, entre algumas das mais incríveis do planeta.

Final do dia: Mercado de Algés

Renovado em 2015, o Mercado de Algés juntou às suas bancas tradicionais de comércio inovadores e modernos espaços de restauração, que trouxeram novos sabores e uma variedade de opções para uma noite bem passada de convívio e gastronomia. Este contempla um espaço interior e outro exterior, com uma esplanada coberta e uma agenda de eventos culturais e animação.

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: