Conheça ou revisite algumas praças que dão vida a cidades, vilas e aldeias de Norte a Sul do país.
Locais centrais em quase todas as terras portuguesas, as praças são espaços abertos, dinâmicos, de turismo e lazer, que servem de encontro e convívio para a população.
Estas são também, na sua grande maioria, elementos históricos e arquitetónicos de enorme relevância, já que são das peças urbanísticos mais antigas de uma povoação.
Por todo o seu encanto, as praças transmitem na perfeição a identidade e vivacidade de um lugar e são áreas aprazíveis e de beleza ímpar.
Conheça ou reveja aqui algumas das mais belas praças portuguesas.
Praça do Município, Funchal, Madeira
Rodeada por edifícios de vasto valor patrimonial, como a Câmara Municipal e a igreja de São João Evangelista, a Praça do Município é a principal praça do Funchal. Esta apresenta no seu centro um chafariz com um obelisco das armas da cidade datado 1942.
Praça de Giraldo, Évora
A Praça de Giraldo demarca o centro histórico da cidade de Évora. Este é um local muito popular e com um encanto muito particular que se destaca pelas fachadas neoclássicas e românticas.
Praça da República, Braga
Com as suas várias arcadas erguidas em 1715, também esta praça representa o coração da capital minhota. Alguns dos seus principais destaques são a fonte, a Igreja da Lapa e os seus cafés.
Praça do Comércio, Coimbra
Animada e recheada de restauração e comércio, nesta praça é possível encontrar ainda as igrejas de São Tiago e São Bartolomeu.
Praça Dom Duarte, Viseu
Com a estátua do Rei D. Duarte ao centro, construída em 1955, a praça situa-se ao lado da ala sul da Sé Catedral.
Praça da Ribeira, Porto
Localizada nas margens do Rio Douro, esta é uma das zonas mais movimentadas da cidade do Porto e uma das suas praças mais antigas. Um ponto incontornável de visita turística, aqui estão localizados vários restaurantes e outras atrações.
Portas da Cidade, Ponta Delgada, Açores
Imóvel de interesse público desde 1953, esta praça dá vida a muitos eventos que se realizam na cidade e é um dos locais mais visitados de Ponta Delgada.
Largo da Oliveira, Guimarães
Esta bela e histórica praça dá abrigo a edifícios centenários, sendo um exemplo de preservação do património. De destacar o Convento da Nossa Senhora da Oliveira e a Igreja da Oliveira.
Praça Marquês de Pombal, Vila real de Santo António
A praça desta antiga povoação piscatória dá pelo nome do responsável pela criação da arquitetura da cidade: o ilustre Marquês de Pombal, tendo, por isso, algumas semelhanças com a arquitetura da baixa lisboeta.
Largo de Camões, Lisboa
Com a estátua de Luís de Camões ao centro, esta é uma das zonas mais movimentadas de Lisboa, estando localizada entre o Bairro Alto e o Chiado.
Avenida dos Aliados, Porto
Como o nome indica, a avenida pretende homenagear os países aliados da Primeira Guerra Mundial. Esta avenida contempla a Praça da Liberdade e a Praça General Humberto Delgado, que formam um tecido urbano contínuo que encorpa a avenida.
Praça do Comércio, Lisboa
A Praça do Comércio é também um palco aberto ao mar e uma das “portas” principais de Lisboa. Considerada uma das mais bonitas praças de toda a Europa, esta assume particular relevância por ser uma dos símbolos do renascer de Portugal e da reconstrução arquitetónica liderada pelo Marquês de Pombal após o terramoto de 1755.
Praça da República, Viana do Castelo
A emblemática praça já foi o centro mais relevante de Viana do Castelo, pois aqui estavam localizados o Hospital e Igreja da Misericórdia e os Paços dos Concelho. Atualmente dá abrigo ao Museu do Traje. No seu centro está o chafariz com o mesmo nome da praça.
Praça Dom Pedro IV, Rossio, Lisboa
Esta praça, que foi no período romano um hipódromo, é um local imponente e dotado de uma beleza inigualável. Além da estátua de D. Pedro IV, que dá nome à praça, é de destacar os edifícios que circundam o local, nomeadamente o Teatro D. Maria II, e a calçada portuguesa que a reveste.
Praça da República, Tomar
Conhecida como a cidade dos templários, esta que é a principal praça de Tomar tem no seu centro a estátua de D. Gualdim Pais, mestre templário que foi também o fundador da cidade. Os Paços do Concelho, o Palácio de Dona Maria da Silveira e a Igreja de São João Batista são os edifícios mais emblemáticos que ali estão sediados.
Imagens: Wikimedia Commons
Fonte: Viagens Sapo