Desporto ao ar livre: vela, equitação e ténis em Lisboa

20 de Março, 2020

Com mais sol do que chuva, Lisboa abre os braços a todos os amantes do desporto ao ar livre. O rio aos seus pés convida a velejar, a tradição equestre inspira várias escolas e um campeonato de ténis ao mais alto nível – o Estoril Open – tem já alguma história e entusiasma novos adeptos. Confira os principais locais para praticar estas modalidades em Lisboa.

A Federação Portuguesa de Vela é a autoridade nacional reconhecida para representar esta atividade em Portugal e lá fora, onde também são anunciados os campeonatos e demais provas. A Associação Naval de Lisboa é o clube náutico português mais antigo (data de 1856), e tem aulas de vela para crianças e adultos. No Náutico Clube Boa Esperança, sito ao lado do Cais do Sodré, há aulas de vela e vela de cruzeiro, fomentando uma prática de igualdade de acesso a todos os que desejam aprender esta modalidade. A Terra Incógnita Sailing Academy, na doca de Santo Amaro, oferece cursos de vela para todas as idades. No West Coast Lisbon Sailing Centre há aulas de batismo de vela, veleiro em cruzeiro, e várias formações de navegação e mini-cursos de vela. Ginástica rítmica, judo e natação são algumas das modalidades praticadas no clube desportivo Sport Algés e Dafundo, além da vela. O Clube Naval de Cascais tem a maior escola de vela do país, onde vários velejadores profissionais treinam. O clube é palco de muitos eventos e provas nacionais e internacionais. O velejador profissional Nuno Barreto criou a Escola de Vela Oeiras Marina, com o intuito de passar o seu gosto e a sua experiência de mais de 30 anos.

A Sociedade Hípica Portuguesa é a entidade nacional que representa todos os amantes e praticantes do desporto hípico. Oferece aulas de equitação, equitação terapêutica e volteio de competição. No centro Todos a Galope há aulas de equitação, equitação terapêutica e vários ateliers de equitação para crianças e jovens dos 6 aos 16 anos. O Centro Hípico da Costa do Estoril tem vasta oferta de passeios a cavalo, escola de obstáculos, hipoterapia, cavalos a penso, escola dressage e aniversários. Para quem deseja aulas mais avançadas, a Equitop é a escola ideal, assim como para o volteio ou para a sela. Destaque especial para o Centro Hípico Quinta da Marinha, que tem 250 boxes, uma densa floresta e as dunas por perto para passeios a cavalo, uma enorme arena coberta, 6 picadeiros cobertos e um hipódromo de competição. O Centro Equestre Quinta do Senhor da Serra tem 20 boxes e 3 picadeiros, para aulas de equitação, obstáculos e dressage. A Academia Equestre João Cardiga assume-se como uma instituição de solidariedade social que disponibiliza aulas de hipoterapia, obstáculos, sela e dressage.

A Federação Portuguesa de Ténis é a entidade nacional que regula a prática do Ténis e que divulga os campeonatos e provas de ténis, ténis de praia e ténis de roda, assim como atribuição de prémios e demais workshops e formações.O Clube Ténis Paço do Lumiar abrange todas as idades e dispõe de aulas individuais e em grupo, preparação para competições, torneios e eventos. A Escola CIF dispõe de 5 campos rápidos, dos quais 3 são de terra batida e um coberto, adequada a treino de alta competição. Perto do Jardim Zoológico fica o moderno e renovado campo Ténis Laranjeiras, no meio da zona habitacional, proporcionando a prática desta modalidade para quem ali viva, além de oferecer uma bela esplanada convidativa. O Clube de Ténis do Estoril acolhe, desde 2014, o Estoril Open, um campeonato de Ténis de alta competição, que traz a Cascais vários Tenistas, novos adeptos e muitos curiosos. Ideal para treino de alta competição. O Clube de Ténis Jamor oferece aulas para todas as faixas etárias. O Carcavelos Ténis abrange vários alunos e tem programas de férias e aulas normais e de competição. O Clube Escola Ténis Oeiras alberga nas suas instalações um ginásio, restaurante e lojas e é aqui que têm lugar vários torneios, como o “Open Oeiras”, “Open Juvenil de Oeiras”.  No Beloura Tennis Academy há espaço para atletas de iniciação, competição ou aperfeiçoamento.

Artigo em parceria entre Bestguide e Porta da Frente

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: