Muitos investidores têm abandonado os mercados financeiros em busca de retornos mais atrativos, optando pelo mercado imobiliário.
“Os dados atuais mostram que há um crescimento no número de casas vendidas e com maior expressão nos preços [dos imóveis]”, conclui a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) no seu “Risk Outlook”. Segundo a entidade, citada pelo Jornal de Negócios, “estes aumentos de preços têm sido pouco acompanhados pelas avaliações feitas pelos bancos, o que sinaliza que os bancos estão a ser prudentes e, provavelmente, não serão um ‘player’ tão importante quanto” já foram.
A CMVM considera que a recuperação deve-se ao ressurgimento do “mercado de luxo suportado pelos vistos gold, mas também pelo regresso de investidores portugueses ao mercado”. “De acordo com algumas declarações recentes das maiores agências imobiliárias a operarem no mercado nacional, os investidores locais podem estar a sair dos mercados financeiros devido à falta de confiança e devido aos baixos retornos”, adianta o regulador de mercado.
A entidade, que é liderada por Carlos Tavares, considera que “o moderado aumento de preços e de vendas contribui para baixar o risco deste mercado”, mas lembra que “o mercado imobiliário deverá ser mantido sob apertada vigilância, tanto a nível doméstico como internacional”.
Fonte: Idealista
Investidores saem dos mercados financeiros e apostam no setor imobiliário
30 de Julho, 2015
PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: