Investimento estrangeiro em imobiliário português triplica em 2015

6 de Maio, 2016

Investimento estrangeiro em imobiliário português triplica
O Banco de Portugal (BdP) divulgou ontem a análise da economia portuguesa em 2015 e revelou que o investimento estrangeiro em imobiliário português triplicou. De acordo com o relatório, em Portugal, tem-se assistido a um aumento continuado da importância das posições de investimento imobiliário detidas por não residentes, quer em percentagem do PIB, quer no total dos passivos de investimento directo – passando de 3,4 por cento, em 1999, para 9,9 por cento, em 2015. Investimento estrangeiro em imobiliário português triplica.
Durante o período em análise os residentes na União Europeia, foram os principais investidores em imobiliário, entre os quais se destaca o Reino Unido. Contudo, nos últimos anos, o referido aumento das posições de investimento imobiliário detido por não residentes tem tido origem em países fora da União Europeia. Esta evolução está, em parte, relacionada com a entrada em vigor, no final de 2012, do regime de Autorização de Residência para Actividade de Investimento.
Este aumento do número de investidores deve-se no parecer do BdP ao regime de Autorização de Residência para Atividade de Investimento e ao abrigo deste regime até ao final de 2015 foram concedidas 2788 autorizações de residência, sendo que a esmagadora maioria se destinou a cidadãos de nacionalidade chinesa.
O principal requisito utilizado para aceder à autorização de residência foi a aquisição de bens imobiliários, a qual se estima que tenha atingido um montante superior a 1500 milhões de euros, desde o início do programa, em finais de 2012.
Fonte: http://www.diarioimobiliario.pt/

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: