Lisboa é uma das melhores 50 cidades do mundo para se viver, entre 231 concorrentes. A capital portuguesa ficou classificada na 43.ª posição a nível global na lista de cidades com melhor qualidade de vida, num ‘ranking’ liderado por Viena (Áustria) e com Bagdade (Iraque) na última posição, segundo um estudo da consultora Mercer.
De acordo com resultados do estudo ‘Quality of Living’ – elaborado anualmente pela consultora e que vai na 19.ª edição, – entre as dez cidades melhor classificadas encontram-se oito localidades europeias. Lisboa encontra-se posicionada acima de cidades como Nova Iorque (Estados Unidos da América, em 44.º), Madrid ou Edimburgo (Escócia, em 45.º).
O ‘top 10’ das cidades com melhor qualidade de vida é encabeçado pela capital austríaca (pelo oitavo ano consecutivo), seguindo-se Zurique (Suíça), Auckland (Nova Zelândia) Munique (Alemanha), Vancouver (Canadá), Dusseldorf (Alemanha), Frankfurt (Alemanha), Genebra (Suíça), Copenhaga (Dinamarca) e Basileia (Suíça), que se estreia na lista, em 10.º lugar.
Nesta edição, o estudo avaliou também as infraestruturas de cada cidade, tendo contemplado o fornecimento de eletricidade, de água potável, de serviços de telecomunicações, de transportes públicos, tráfego e congestionamento automóvel, bem como a variedade de voos internacionais a partir dos aeroportos locais.
A Mercer pertence à Marsh & McLennan Companies, uma sociedade cota-da na bolsa de Nova Iorque, Chicago e Londres, e está em Portugal (Lisboa e Porto) desde 1993, onde conta com uma equipa de 200 profissionais.
Fonte: Agência Lusa