Um passeio pelos melhores bairros de Lisboa

11 de Setembro, 2021

Seja para morar ou visitar, Lisboa é uma capital com a capacidade de oferecer o melhor de dois mundos, desde áreas mais vibrantes e movimentadas, perto das principais atrações, ou bairros mais tranquilos, onde reina a tranquilidade.

Lisboa é, assim, uma cidade eclética. Mas essa é apenas uma das suas vantagens. Espalhada por sete colinas e estendida ao longo do rio Tejo, a capital portuguesa é o lar de diversos bairros. Alguns destacam-se pela história, pelas atrações, pela vida noturna ou pelo comércio, e outros ainda pela tranquilidade ou proximidade com áreas verdes.

Em qualquer caso, Lisboa tem a capacidade de agradar e adequar-se a todos os gostos e estilos de vida, e, nunca é demais lembrar, oferece uma excelente qualidade de vida, muito sol, temperaturas amenas, segurança e uma gastronomia imperdível.

Para o ajudar a tomar uma decisão, caso esteja a pensar mudar-se para a capital portuguesa ou visitá-la, reunimos alguns dos principais bairros de Lisboa para que fique a conhecê-los melhor.

Alcântara

Localizada entre o centro da cidade e Belém, Alcântara é uma área elegante e revitalizada. Pela sua proximidade com o rio Tejo, dos seus edifícios é possível alcançar vistas fantásticas. Alcântara é muito conhecida pelas Docas de Santo Amaro, uma zona ribeirinha onde estão muitos bares e restaurantes, e o LX Factory, um antigo complexo fabril e industrial que foi renovado e transformado numa “ilha criativa” cheia de lojas, escritórios e restaurantes, onde decorrem ainda vários eventos nas áreas da moda, música, arquitetura e cinema.

Alfama e Graça

Alfama é o bairro mais antigo de Lisboa e aquele onde se sente a verdadeira alma alfacinha. Este está situado ao longo da colina em direção ao rio, enquanto o bairro da Graça se localiza em redor do Castelo de São Jorge. São caracterizados por ruas estreitas e vistas pitorescas, que podem ser mais bem aproveitadas dos belos miradouros das Portas do Sol, da Graça ou de Nossa Senhora do Monte. Aqui não faltam restaurantes com refeições tradicionais, casas de fado e monumentos nacionais tão importantes como o Panteão Nacional e a Igreja de São Vicente. As suas casas renovadas são ótimos negócios para quem quer viver no centro da atmosfera lisboeta.

Avenidas Novas

Bairro essencialmente residencial, mas ainda pertencente ao centro da capital, as Avenidas Novas são vizinhas do Saldanha, do Campo Pequeno ou da Praça de Londres, e de espaços comerciais e de cultura de relevo como o El Corte Inglés e o Centro Calouste Gulbenkian, respetivamente. Nesta freguesia relativamente recente, criada em 2013, existem vários espaços verdes – como o novo Parque Urbano da Praça de Espanha – parques infantis e escolas, bem como pastelarias e restaurantes de todo o mundo e boas ligações de transportes.

Avenida da Liberdade

Construída nos finais do século XIX, a Avenida da Liberdade é a artéria mais famosa e luxuosa do país e hospeda magníficos hotéis, bancos, salas de espetáculos, restaurantes e lojas de marcas de topo da moda e beleza internacionais, como a Dolce & Gabbana, Prada, Louis Vuitton, Gucci, Zadig & Voltaire, Burberry e Michael Kors. Limitada a sul pelo Rossio e a Norte pelo Parque Eduardo VII, a Avenida da Liberdade é percorrida por passeios preenchidos com calçada portuguesa, relva, árvores e quiosques, sendo um verdadeiro centro comercial e ponto de encontro ao ar livre. Os seus prédios habitacionais foram recentemente remodelados, sendo uma das zonas mais desejadas para morar.

Baixa e Rossio

Este é o coração de Lisboa, o verdadeiro centro da cidade, na sua aceção mais pura. Aqui residem muitos dos principais pontos de referência nacionais, oportunidades de compras e refeições. Esta foi a área da cidade mais fustigada durante o terramoto de 1755, tendo sido reconstruída no final do século XVIII. Elegantes e majestosos, nestes dois bairros são de destacar a Praça do Comércio, com a sua porta de entrada para o rio Tejo, onde está também o poderoso Arco da Rua Augusta, e a estação de comboios do Rossio. Estas áreas estão a ganhar uma nova vida a nível habitacional, oferecendo boas oportunidades para morar ou investir.

Belém e Restelo

Estes são os bairros mais ocidentais da cidade de Lisboa. Mas enquanto Belém é uma área mais turística, o Restelo é um influente bairro residencial, com uma localização privilegiada à beira-rio, espaços verdes e tranquilidade. Belém é muito famosa pelos pastéis de nata, que dispensam apresentações, e por ser a sede dos monumentos e museus mais famosos da cidade, como o Mosteiro dos Jerónimos, Património Mundial da UNESCO, o Centro Cultural de Belém, o Museu Nacional dos Coches, ou o MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia.

Campo de Ourique e Estrela

O Campo de Ourique é outro dos bairros que mais está na moda. E percebe-se porquê. Este é inegavelmente encantador e consegue aliar e oferecer o melhor de uma área residencial e popular, moderna e tradicional. É perfeito para um passeio, mas também para apreciar delícias gastronómicas. Os vários restaurantes e o Mercado de Campo de Ourique estão lá para isso mesmo. Claro que neste último também se pode comprar fruta, legumes, ervas e especiarias.  Este beneficia ainda da proximidade com o Jardim da Estrela, um dos mais belos oásis verdes de Lisboa, onde residem plantas exóticas, estátuas curiosas e lagos.

Chiado

O Chiado dispensa grandes apresentações. Este é uma das áreas mais conhecidas de Lisboa e atualmente a mais sofisticada da cidade, perfeito para um passeio, para compras, para ir a um café ou ao teatro. Repleto de atrações culturais, ótimas ligações de transportes públicos, o Chiado é uma área animada e viva, onde se cruzam locais e turistas, e um bom exemplo do ritmo frenético da rotina Lisboeta.

Marvila e Beato

Outrora uma parte industrial da cidade, Marvila e Beato renasceram e ganharam uma nova vida e tornaram-se num dos seus bairros mais frescos. É aqui que tudo acontece ultimamente em Lisboa, com novos restaurantes, galerias de arte, bares e lojas de decoração que ali brotam, a par com o crescimento imobiliário e a proliferação de novos negócios. Complexos culturais como a Fábrica do Braço de Prata garantem locais de exceção para fazer compras ou uma boa refeição. Criatividade, luxo e futuro, são algumas características que definem Marvila e o Beato.

Mouraria

O antigo distrito mouro da Mouraria, que se estende desde Alfama, no sul, até Martim Moniz, no norte, é cada vez mais popular pelo seu património multicultural, história de diversidade e fado – ilustrado nas escadas de São Cristóvão –, que pode ser sentido numa caminhada pelas ruas de pedra, e observado nos edifícios e casas que ainda apresentam arte e decoração do passado.

Príncipe Real

O Príncipe Real é um dos bairros mais encantadores, tranquilos e trendy de Lisboa. Aqui respira-se uma atmosfera que varia entre os novos lugares da moda e as memórias antigas. Repleto de comércio, com lojas sofisticadas, alguns dos restaurantes mais In de Lisboa e ainda jardins, esta é ainda uma área que se destaca também pela qualidade da arquitetura.

Parque das Nações

Concebido para acomodar a Expo’98, o Parque das Nações é uma área moderna onde estão localizadas a estação de comboios do Oriente e o Oceanário de Lisboa. Mais próximo do rio, numa localização à beira-mar com espaços verdes, podem encontrar-se vários restaurantes e bares. O Parque das Nações tornou-se um dos bairros mais desejados para morar estando repleto de edifícios de escritórios e apartamentos que se destacam pela arquitetura contemporânea de referência.

Santos e Lapa

A Lapa é outra área prestigiada de Lisboa, sede de muitas embaixadas, consulados, hotéis luxuosos e moradias de alto nível. Enquanto a Lapa fica na zona alta, permitindo desfrutar de vistas impressionantes sobre o rio, Santos situa-se à margem do Tejo, sendo muito popular entre os mais jovens, com muitas galerias de arte, estúdios de dança e clubes noturnos. Em Santos estão ainda em destaque as lojas de decoração de casas.

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: