Ajudamo-lo na mudança, quase sem sair de casa

8 de Abril, 2020

Está a planear mudar de casa? Existem diversos serviços que pode solicitar online ou por telefone, especialmente numa época em que não podemos sair de casa com facilidade. Energia, águas, gás, compra de equipamentos, etc. Veja algumas dicas importantes e cómodas para o apoiar nesta fase.

Serviços de abastecimento: Água, eletricidade e gás

Enquanto que antigamente precisava de se deslocar aos prestadores de serviços para iniciar novos contratos de abastecimento, hoje já não precisa de sair de casa para assegurar a Água, luz e gás da sua nova morada.

Com a liberalização da eletricidade e gás surgiram uma série de novos fornecedores como a EDP, Endesa, Iberdrola, Galp, Goldenergy, etc, todos eles com possibilidade de contratação online. Faça uma breve pesquisa sobre preços e cobertura e escolha o seu. Lembre-se que no gás poderão existir restrições, pois estará relacionado com a preparação do seu prédio.

Em relação a serviços de água, não há escolha de fornecedor, pois cada concelho tem o seu abastecimento próprio. Nesse caso, basta pesquisar pelo fornecedor de água da sua cidade e entrar em contacto via telefone ou e-mail.

Estes três serviços, tão cruciais para a sua mudança, podem hoje ser feitos através do conforto de sua casa. Basta ter consigo o contrato de arrendamento, dados dos contadores, os seus documentos de identificação digitalizados (que pode fazer através do smartphone) e já está. Aconselhamos, contudo, a que tente fazer estes pedidos pelo menos algumas semanas antes da mudança, para garantir que terá tudo pronto quando se mudar.

Instalação de TV, Internet e Voz

O que seria de nós sem televisão e internet nos dias de hoje? À semelhança dos serviços de abastecimento, também o seu prestador de TV, Internet e Voz pode ser feito à distância de uma chamada e de forma ainda mais facilitada. Caso já tenha um contrato na sua casa atual, basta pedir a alteração de morada e re-instalação de serviço. Caso vá iniciar um novo contrato, também o poderá fazer através de telefone ou pedido pela internet.

Alteração da morada fiscal nos documentos

Quando mudar de casa, todos os seus documentos oficiais (isto é, Cartão do Cidadão, Carta de Condução e Documento Único Automóvel) precisarão de ter registada esta alteração. Se desejar tratar de tudo online (sem enfrentar filas de espera e sem ter de se deslocar fisicamente), é possível fazê-lo ao adquirir um leitor do Cartão de Cidadão, que mais não é do que um dispositivo eletrónico que lê todas as informações que constam do Cartão de Cidadão.

Todo o processo de alteração da morada online é tratado no Portal do Cidadão através do serviço de Alteração de Morada. Para entrar neste Portal e aceder a esta opção é necessário ter o PIN de autenticação do Cartão de Cidadão (que lhe é entregue no momento em que solicitou ou renovou este documento) e o leitor do mesmo (cujo preço ronda entre os 10 e os 15 euros, podendo ser adquirido em lojas como a Worten ou a FNAC), bem como informação completa relativamente à morada do imóvel. O processo de alteração de morada através da Internet não tem custos.

Equipamentos

Embora algumas das casas tenham equipamento de origem (eletrodomésticos por exemplo), a verdade é que é sempre necessária alguma compra adicional. Por outro lado, a decoração também é uma das maiores preocupações quando pensamos na nossa morada, pois proporcionam conforto, descanso e bem-estar. Veja a lista das principais lojas online que asseguram não só a entrega como a montagem/aplicação destes equipamentos:

Worten

https://www.worten.pt/

Radio Popular

https://www.radiopopular.pt/

Leroy Merlin

https://www.leroymerlin.pt/

IKEA

https://www.ikea.com/pt/pt/

Zara Home

https://www.zarahome.com/pt/

Kinda Home

https://www.kindahome.com/

Serviços de mudanças e limpeza

Não precisa de pedir a carrinha ao amigo do amigo para fazer as mudanças nem arranjar um problema muscular para transportar anos de vida de uma casa para outra. Existem vários serviços de mudanças que pode contratar sem sair de casa. Um deles é a House Living, uma empresa do grupo Porta da Frente Christie’s, que gere a oferece apoio a todos os assuntos relacionados com o seu imóvel. Desde mudanças a limpeza, desinfeção e preparação do imóvel, pode agendar todos estes serviços por telefone ou e-mail. www.houseliving.pt

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: