Criados no ano de 1993, os World Travel Awards reconhecem o trabalho desenvolvido na área da indústria turística a nível mundial para estimular a competitividade e a qualidade do turismo, sendo a seleção dos nomeados realizada anualmente à escala mundial pelo público em geral e por mais de 200 mil profissionais de turismo oriundos de 160 países.

Lisbon, Portugal skyline at Sao Jorge Castle in the afternoon.
Portugal venceu o prémio de Melhor Destino Turístico do Mundo nos World Travel Awards de 2017, consagrando-se o primeiro país europeu a conquistar esta distinção. Lisboa foi considerada o “Melhor Destino para City Break” (atribuída “pela sua atratividade e oferta de excelência no que respeita a estadias de curta duração”) e a Madeira “o Melhor Destino Insular”. No total o país conquistou este ano seis “óscares” do turismo. Portugal já venceu este ano cerca de 2500 prémios e distinções, de acordo com as contas feitas pela secretaria de Estado do Turismo.

Portugal faz agora parte da lista de 17 candidatos a ‘Melhor Destino Turístico do Mundo‘ na final dos World Travel Awards 2017 depois de, em setembro, ter ganhado o prémio de ‘Melhor Destino Europeu’, tendo disputado o primeiro lugar na final com países como o Brasil, Grécia, Maldivas, EUA, Marrocos, Vietname ou Espanha, entre outros.

Por sua vez, a Parques de Sintra venceu pelo quinto ano consecutivo na categoria ‘Melhor Empresa do Mundo em Conservação‘, onde voltou a ser única nomeada europeia e foi distinguida pelo trabalho de recuperação e restauro dos parques e monumentos sob sua gestão.
Considerando tratar-se de um “momento único para o turismo em Portugal”, a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, afirmou ser o “reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido ao longo dos anos por todos os que estão de alguma forma ligados ao turismo”.