Portugal: o país para investir num mundo pós pandemia

13 de Abril, 2020

Com uma política e medidas eficazes na contenção e tratamento do Covid-19, Portugal é reconhecido internacionalmente como uma das melhores opções de investimento futuro. Conheça também a nossa visão e perspetivas sobre esta realidade.

São já vários os meios de comunicação internacional que elogiam a forma como Portugal está a lidar com o flagelo global Covid-19: desde a revista Forbes ao New York Times ou ao vizinho El País, o país é reconhecido com uma estrutura política e económica estável e unida, aliado às excelentes infraestruturas de apoio e saúde.

No artigo “Onde viver a reforma depois do coronavírus?”, a publicação Forbes afirma que Portugal é um dos melhores locais do mundo para quem pretenda reformar-se. A revista norte-americana elegeu três destinos, sendo eles México, Belize e Portugal. Para esta escolha, foram apontadas características como a nossa fantástica costa de praias, segurança, investimento em cuidados de saúde, infraestruturas, gastronomia saudável e de qualidade e ainda custo de vida acessível.

“Os portugueses são os maiores consumidores de peixe per capita da Europa, e o peixe fresco de grande variedade está disponível diariamente nos mercados. O sol durante todo o ano e a terra fértil também significam uma abundância de produtos frescos. Enquanto isso, as taxas de poluição são baixas e as ruas, cidades e praias são limpas e sem lixo”, lê-se também.

Por outro lado, o jornal americano The New York Times afirma que Portugal “merece admiração”, numa peça que avalia as medidas de resposta do país vizinho ao surto da Covid-19 e as compara com o caso português. O jornal refere mesmo que Portugal “saiu-se muito melhor” do que a Espanha e um médico especialista ouvido pelo jornalista afirma que o país “merece admiração”.

Intitulado de “A crise de coronavírus em Espanha acelerou à medida que os alertas foram sendo ignorados”, o artigo debruça-se sobre a forma como as autoridades de saúde espanholas agiram com o vírus como uma ameaça externa em vez de considerar que o país poderia ser próxima peça a cair. E, apesar dos dois países contarem com um governo socialista minoritário, Portugal tem tido o apoio da oposição, reforçando a coesão necessária nos momentos mais difíceis.

Por fim, é o vizinho do lado El País que reforça os elogios a Portugal, afirmando que estamos a gerir a pandemia de forma exemplar. “O mundo está focado no norte, nos britânicos, holandeses ou alemães, mas podia aprender com Portugal, o país do sul e latino onde o coronavírus avança sob controlo”.

E o que se espera do mercado imobiliário?

Muito se tem especulado acerca de um congelamento de transações e comparações à crise financeira de 2009. Contudo, a opinião unanime de grande parte das mediadoras é que esta situação em nada se assemelha a crises passadas.

“Há sem dúvida um adiamento das transações imobiliárias, pois estamos a atravessar uma fase de incerteza pelo mundo inteiro, o que inevitavelmente faz com que todos tenhamos mais cuidado. Contudo, e ao contrário do que se poderá pensar, não nos encontramos – nem encontraremos  – numa crise semelhante a 2009. A situação atual terá impacto, obviamente, mas não quebrará um mercado que tem vindo a crescer de forma sustentada. Estamos certos de que esta fase será meramente transitória e com uma rápida recuperação, e que o investimento alcançará em breve os patamares anteriores”, afirma Rafael Ascenso, Diretor Geral Porta da Frente Christie’s.

Participe no nosso webinar dedicado ao mercado imobiliário no próximo dia 15 de abril, pelas 15H. Basta aceder ao link: https://youtu.be/e60tf1Upcvw

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: