Sabe como funciona o visto D7?

15 de Abril, 2021

Os titulares deste visto podem usufruir de diversos benefícios equiparados aos da cidadania portuguesa.

O que é?

O D7 é um visto de residência destinado maioritariamente a reformados/aposentados ou outros titulares de rendimentos próprios e obtidos no seu país de origem (provenientes, designadamente, de pensões, rendimentos prediais e mais-valias imobiliárias, ações, propriedade intelectual ou industrial, ou salário oriundo de trabalho remoto) que queiram morar em território português, já que permite obter uma autorização de residência em Portugal e desfrutar de tudo o que o país tem de melhor.

Vantagens

Os titulares deste visto em Portugal beneficiam de muitas vantagens e benefícios, muitos equiparados aos de cidadania portuguesa:

  • A família é elegível para se juntar ao programa (reagrupamento familiar);
  • Acesso a sistema de saúde qualificado e acessível;
  • Livre circulação no espaço Schengen (26 países);
  • Custo de vida abaixo da média europeia, mas qualidade muito superior;
  • Regime tributário favorável.

Viver em Portugal é viver com segurança e comodidade, no 3º país mais seguro do mundo e que oferece uma qualidade de vida excecional. Desde a capital Lisboa até às praias de Cascais, aqui poderá experienciar diversos estilos de vida e escolher o que mais se adequa aos seus dias: passeios à beira-rio, prática de golfe em alguns dos melhores campos da Europa, viagens gastronómicas em restaurantes de excelência, mergulhos na praia ou compras na Avenida da Liberdade, a mais icónica do país.

Requisitos

Comprovativo de rendimentos

O principal requisito para obter o Visto D7 é comprovar que o requerente detém um rendimento fixo mensal suficiente para suportar os custos de vida em Portugal, previstos na lei portuguesa, que lhe permitam a sua residência no país, bem como a estadia de dependentes que o acompanhem, pelo menos durante 12 meses. Estima-se que o custo de vida mensal em Portugal ronde os 1.500€.

Quem pode solicitar?

Qualquer nacionalidade (fora da União europeia) sem limite de idade. Qualquer fonte de rendimento que se enquadre no descrito em cima é aceite desde que esteja dentro dos valores exigidos pelo Governo português. É ainda necessário apresentar cadastro criminal limpo.

Como solicitar?

O procedimento é composto por duas fases: o interessado deve primeiro recorrer ao consulado ou embaixada de Portugal do país onde reside, onde será emitido um visto temporário com a validade de quatro meses (120 dias). Dentro desse período, o requerente deverá viajar para Portugal e recorrer ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para obter a o visto de residência.

Reagrupamento familiar

Os familiares de uma pessoa com autorização de residência (obtida através do visto D7) também têm direito a autorizações de residência, com base no estatuto do reagrupamento familiar.

Validade

O Visto D7 permite obter uma autorização de residência habitualmente válida por um ano, que pode ser renovada duas vezes a cada dois anos. Ao fim de cinco anos, este pode ser trocado por uma autorização de residência permanente.

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: