Sabe o que é a domótica?

21 de Novembro, 2017

O termo domótica resulta da junção da palavra latina “Domus” (casa) com “Robótica” (controlo automatizado de algo).

domotica
É este último elemento que rentabiliza o sistema, simplificando a vida diária das pessoas e satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança. Quando a domótica surgiu (com os primeiros edifícios, nos anos 80) pretendia-se controlar a iluminação, climatização, a segurança e a interligação entre os 3 elementos.
No presente, a ideia base é a mesma, a diferença é o contexto para o qual o sistema está pensado: já não apenas em contexto militar ou industrial, mas doméstico. Apesar de ainda ser pouco conhecida e divulgada, mas pelo conforto e comodidade que pode proporcionar, a domótica promete vir a ter muitos adeptos.
Desta forma, permite o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa. Normalmente são feitos controlos de temperatura ambiente, iluminação e som, diferenciado-se dos controlos normais por ter uma central que comanda tudo.
O projeto de automação prevê todos os pontos de comunicação (Internet, telefone e TV), todos os pontos de áudio (som ambiente e home theater), todas as cargas que deverão ser controladas (luzes, cortinas, etc.), a posição de todos os quadros de controlo e de automação, a posição de todas as tomadas e da central de aspiração, entre outros itens que são estabelecidos com base na pesquisa de interesses realizada em família antes da execução do projeto.
Conheça 5 imóveis que já utilizam este sistema na perfeição
domotica
Apartamento T3 em Lisboa, Parque das Nações
Apartamento premium de tipologia T3 localizado na Torre de São Rafael, um dos edifícios mais emblemáticos do Parque das Nações. Mais informação AQUI.
domotica
T3 em Oeiras, Santo Amaro
T3 com piscina privativa e vista mar em condomínio exclusivo composto por 12 habitações. Localizado em zona de prestígio em Santo Amaro de Oeiras a poucos metros da praia (walking distance), estação de comboios e centro histórico. Mais informações AQUI.
domotica
Moradia T4+1, Sintra
Moradia junto ao Golfe da Penha Longa. Além da domótica, tem pavimento radiante e ar condicionado. Mais informação AQUI.

Moradia T5+4 na Quinta da Marinha, Cascais
Imóvel com sistema solar térmico, pavimento radiante, inserida em zona nobre e próxima de campos de Golfe, praia do Guincho e Marina de Cascais. Mais informação AQUI.

Moradia T5 na Praia da Foz do Arelho, Caldas da Rainha
Desenhada pelo arquitecto Bruno Erpicum em dois volumes, sendo o superior transparente a lembrar uma caixa de cristal, rodeado de Natureza e um maravilhoso terraço com vista plena sobre o oceano. Mais informações AQUI.
 
CONHEÇA MAIS IMÓVEIS EM WWW.PORTADAFRENTE.COM

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: