Um brinde ao vinho português

20 de Março, 2020

Portugal é um dos maiores países produtores de vinho do mundo. Apesar da sua pequena área geográfica, são várias as regiões vinícolas portuguesas. De norte a sul, divergem não só os sabores, como os aromas, as cores, tornando cada vinho único.

Existem 13 regiões vinícolas em Portugal: Vinho Verde, Trás-os-Montes, Douro e Porto, Beira Interior, Bairrada, Dão, Lisboa, Península de Setúbal, Tejo, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. No entanto, destacam-se seis que, pela sua antiguidade e produção, são as mais conhecidas.

No Norte, o vinho verde proveniente da região do Minho, onde prevalecem as castas brancas dando origem a vinhos mais ácidos e frutados, e que tem como um dos melhores produtores a Quinta do Soalheiro; o Douro e Porto, proveniente da região do Douro, património da Unesco, caracterizado pela paisagem em socalcos ao longo do vale do rio e responsável pela produção do famoso vinho do Porto pelas melhores casas – W&J Graham’s (Symington)Quinta do Noval e Taylor’s (Fladgate); e a região vinícola do Dão, que estende as suas vinhas entre pinheiros em diferentes altitudes e produz vinhos tintos encorpados de cor rubi e brancos leves e frescos de sabor frutado e cor amarela citrina. Um dos principais produtores deste vinho é a UDACA – União das Adegas Cooperativas do Dão. Mais a sul, na Beira Litoral, a zona da Bairrada produz vinhos que se caracterizam pela sua acidez, que resultam de um clima fresco e chuvoso e da proximidade do mar, e cujo melhor produtor é Luís  Pato; na região do Tejo, situada nas margens do rio com o mesmo nome, produzem-se vinhos elaborados com castas nativas: tintos de aromas a frutos vermelhos e cor rubi e brancos também frutados e secos. Dois dos melhores produtores deste vinho são a Companhia das Lezírias e a Quinta da Alorna. Finalmente, os vinhos do Alentejo, uma região vasta entre montanhas e planícies, e com um clima seco no verão e frio e chuvoso no inverno, apresenta vinhos maioritariamente frutados e aromáticos, redondos e suaves, onde os principais produtores são a Adega Cooperativa de Borba e a Casa Santos Lima.

Artigo produzido em parceria entre Bestguide e Porta da Frente

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: