Uma morada com história

15 de Março, 2022

A Quinta do Senhor da Serra, em Belas, Concelho de Sintra, é uma propriedade com 194.800 m2, classificada como património de interesse público, que conta com um total de área edificada de 5.981 m2, da qual se destaca o Paço Real de Belas.

A propriedade apresenta uma excelente localização, a 15 minutos do centro de Lisboa e também do aeroporto, pela A16 – com saída e entrada a cerca de 1 km do portão principal da Quinta. Com uma centralidade geográfica ímpar, a Quinta fica a 2 km do Palácio Nacional de Queluz, com um percurso pedonal – eixo verde e azul – e a 5 km do golfe de Belas.

O Paço Real e o enorme espaço privado envolvente, para além do seu valor intrínseco, constituem uma excelente base de requalificação, tendo em vista inúmeras alternativas de projeto – turístico, residencial, cultural ou outro.

O edifício adjacente ao Paço, com cerca de 1.200 m2 distribuídos por 3 pisos com elevador, confinante com a álea de plátanos centenários e com o Largo de Belas, que foi, até há pouco tempo, uma casa de saúde prestigiada, aumenta o potencial para atribuir novos usos a espaços carregados de referências históricas e com uma localização privilegiada.

As restantes áreas construídas integradas na propriedade, suportadas pela qualidade e dimensão dos bem preservados espaços verdes e pelos equipamentos disponíveis – três picadeiros, quatro campos de ténis e diversos salões para eventos – cuja recuperação e manutenção foi assegurada ao longo dos anos, reforçam ainda o enorme potencial deste espaço único, visualmente protegido da envolvente externa.

O Paço Real de Belas, cuja origem está documentalmente referida no séc. XIV, foi confiscado e utilizado por D. Pedro I, pertenceu depois a D João I, foi reconstruído pelo rei D. Manuel I e nele residiu a sua mãe, D. Beatriz – a poderosa Duquesa de Viseu e de Beja – conservando ainda hoje os vestígios medievais, as abóbadas Manuelinas e as janelas Renascentistas.

A cerca do Paço integra um jardim de estilo francês do século XVIII, notáveis espécies arbóreas, as ruínas da capela Manuelina e uma elegante fonte Renascentista desse mesmo período.

A impressionante álea de plátanos centenários que atravessa a Quinta está ligada por dois túneis de buxo à famosa mata de flora mediterrânica milenar, onde se encontram as ruínas da Capela do Senhor da Serra (1745) e a cascata Romântica da autoria do conhecido pintor e escultor Cirilo Volkmar Machado.

São muito poucos os edifícios desta época em que a arquitetura e o ambiente envolvente são espelho de uma sucessão de períodos históricos como os que estão patentes na Quinta do Senhor da Serra e no Paço Real de Belas, o que faz do seu usufruto um privilégio de grande exclusividade.

Descubra este imóvel e agende a sua visita AQUI: https://bit.ly/35XBHyE

Fale connosco!

Será um privilégio esclarecer todas as suas dúvidas

PUBLICAÇÕES RECENTES NO INSTAGRAM: